Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

LPO na Preparação Física de outras modalidades

A dúvida aqui é: devo usar o LPO (Levantamento de Peso Olímpico) na Preparação Física de outras modalidades esportivas? Será benéfico treinar um esporte para melhorar em outro?

LPO na Preparação Física de outras modalidades

Um assunto que divide opiniões no cenário da preparação física diz respeito à utilização dos exercícios derivados do Levantamento de Peso (LPO) na preparação física de atletas de outras modalidades.

Há treinadores renomados que defendem veementemente seu uso (Haff & Ninphius, 2012; Takano, 2013; Parker, Miller & Panariello 2018). O LPO é referido como o único método de treinamento capaz de combinar cargas elevadas com alta velocidade de execução, portanto impondo um estímulo único ao sistema Neuromuscular (Haff & Ninphius, 2012). Como Potência = Força x Velocidade, os derivativos do LPO são documentados como o método que expressam os maiores níveis de potência (Stone, 2006) já descritos na literatura.

LPO na Preparação Física de outras modalidades

(Campeão Mundial de JiuJitsu Nicholas Meregali e seu Preparador Físico Diego Rouxinol da @transformancebr)

Benefícios do LPO

Alguns aspectos motivam a considerar a inclusão dos derivativos do LPO nos programas de preparação física sempre que possível, e estas são algumas das razões:

  • Os atletas de LPO são os seres mais Potentes do Mundo (Stone, 2006);
  • O LPO promoveu os maiores valores expressos de Potência já registrados na literatura (Stone, 2006)
  • Historicamente o LPO tem sido utilizado na preparação física dos atletas mais potentes da história (Parker, Miller & Panariello 2018)
  • A pesquisa científica comprova a superioridade do LPO para a melhora da Performance quando comparado a outros métodos de treinamento para esportes (Hoffman ET AL. 2014).
  • Em alguns esportes há necessidade da expressão de altos níveis de Potência com elevada sobrecarga externa. Por exemplo: esportes de combate, Rugby, American Football e Levantamento de Peso.
  • Observa-se na prática um aumento muito interessante da agressividade dos nossos atletas frente às competições e sessões de treino.


Anilhas e barras olimpicas de LPO

O treinamento é uma arte! Se você um preparador físico, procure fazer cursos e praticar bastante os levantamentos se pretende introduzir essa prática excepcional no seu trabalho. Considerando que estamos falando de um dos métodos mais poderosos (ou o mais) disponíveis, vale muito a pena investir nessa especialização! Clique aqui para saber mais.

Equipamentos para LPO

Não podemos esquecer que para colocar em prática os exercícios do LPO é preciso ter os equipamentos específicos do esporte. Não pense que usar qualquer tipo de barra olímpica ou anilhas proporcionará os melhores resultados. Pense, apesar do Futebol, Volei ou Basquete serem esportes com bola, não teremos bons resultados se treinarmos Futebol com bola de Basquete, entende?! Equipamentos de LPOOs equipamentos utilizados para prática de LPO devem fornecer muita segurança e eficiência para seus movimentos. Atenção, esses equipamentos devem possuir características específicas para atender a modalidade devido ao elevado nivel de performance. Os principais equipamentos são: barras olímpicas, anilhas bumper, anilhas fracionadas, presilhas, Jerk Blocks, Plataforma Tablado de LPO e alguns outros acessórios. A D1Fitness possui expertise e todos os equipamentos para prática segura e eficiente do LPO. Conheça aqui os melhores equipamentos para o LPO (Levantamento de Peso Olímpico).

Muitos apaixonados pelo LPO também se indentificam com o CrossFit. Se você é uma pessoa que talvez queira empreender e montar seu negócio, abaixo seguem dois links de conteúdos interessantes para você:

Por que investir em um Box de CrossFit?

O que preciso saber para abrir um Box de CrossFit?

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote