Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Crossfit: quando devo renovar os equipamentos do meu Box?

“Quando devo renovar os equipamentos do meu Box?”

Recebemos essa pergunta de vários donos de academia e Box de CrossFit aqui na D1 Fitness.
Então, para responder essa e outras possíveis dúvidas que você tenha sobre a vida útil dos equipamentos do seu Box ou academia, bem como sua manutenção periódica e preventiva, resolvemos elaborar esse artigo.
Nele, falamos sobre a necessidade de manutenção dos equipamentos do seu box e como fazer isso da melhor forma. Confira!

Ter um box bem equipado é o primeiro pilar para estruturar um bom ambiente fitness. Possuir equipamentos de qualidade, e ter uma sala de treinos bonita e organizada é essencial para que seu box seja sinônimo de excelência nas aulas, e com isso, atraia mais clientes e fidelize seus já alunos.

Certifique da qualidade dos seus equipamentos

Então, antes de tudo, nossa dica é que você priorize SEMPRE a qualidade dos equipamentos que você coloca no seu Box. Ou seja, a escolha de uma boa marca de equipamentos garantirá o melhor custo-benefício ao seu investimento, quando falamos em vida útil de equipamentos. Aqui, muitas vezes o “barato sai muito caro”, acredite!

Manutençãp Equipamentos CrossFit

Como você já deve saber, o lucro de uma academia também é afetado pelo custo de manutenção mensal. Por isso, ter um calendário de manutenção preventiva, monitorar e controlar os orçamentos com manutenção corretiva podem te ajudar nos momentos de sazonalidade do nosso segmento.

Estabeleça rotinas de manutenção preventiva

É importante destacar que, quando realizamos as rotinas de manutenção preventiva nos equipamentos do Box, automaticamente conseguimos uma redução dos custos com manutenção corretiva, ou ainda nos piores casos, a necessidade da reposição pré matura de um equipamento que necessite de substituição ocasionado pela falta de manutenção.

Aqui vale pontuar que, conforme mencionamos acima,  a certeza de investir em um material de qualidade e que garanta a segurança para os seus alunos, fará toda a diferença no cálculo de vida útil dos equipamentos do seu Box.

E, quando o assunto é equipamentos para CrossFit, a D1Fitness é com certeza uma referência no segmento, conta com uma linha completa capaz de montar o seu Box integralmente, já que a nossa linha vai desde um simples acessório até os principais ergômetros do CrossFit, que é um ponto importante para considerar ao escolher o fornecedor de equipamentos do seu Box de CrossFit. Para saber mais sobre isso basta acessar outro artigo do nosso blog: Vantagens de centralizar a compra de equipamentos para o seu Box.

Escolha o BOX ideal para sua necessidade: saiba como montar o seu clicando aqui.

Vida útil dos equipamentos do meu box: quanto tempo dura?

Estimar a vida útil dos equipamentos não é tarefa fácil, primeiro porque o tempo de vida útil varia de equipamento para equipamento, e um outro fator importante que interfere na vida útil dos equipamentos do seu Box está diretamente relacionado ao uso adequado do equipamento, e às rotinas de manutenção. Um exemplo é a WallBall que tem 3 meses de garantia, mas sabemos que bem acomodada e com uso adequado dura anos.

Os equipamentos são muito resistentes e fabricados para suportar grandes cargas, mas, como tudo, eles têm um tempo de vida útil. E se não forem tomados cuidados, alguns bastante simples, seus equipamentos podem acabar sofrendo um grande desgaste e tendo uma vida útil menor. Aqui, vale destacar que a cultura de cuidados com os equipamentos deve ser de todos, e não apenas do proprietário do Box, funcionários e alunos devem estar envolvidos.

Em linhas gerais a velocidade de desgaste dos equipamentos de um Box estão diretamente ligados à manutenção, ou seja rotinas de limpeza, lubrificação e também armazenamento e uso adequados.

Vida útil de equipamentos: faça um planejamento de manutenção

Manter uma rotina de manutenção periódica e preventiva é uma das principais formas de garantir a longevidade dos seus equipamentos e com isso, proteger o seu principal investimento.

Aqui, é importante destacar que a leitura do manual, descrição e orientação do fabricante do equipamento é primordial para garantir que você não vai faça nenhuma besteira, e acabe danificando o seu equipamento, ok?

Abaixo algumas dicas da D1 Fitness:

  • Nossa sugestão é que você não espere o equipamento estar danificado para realizar manutenção;
  • Aposte num planejamento de manutenção, e execute-o sem falhas;
  • Todo equipamento irá quebrar em algum momento, por isso você precisa estar preparado e se prevenir;
  • Para isso: tenha em vista a rotatividade de alunos e, também, quais são os equipamentos utilizados com mais frequência.

Vida útil de equipamentos: dicas de cuidados para manutenção

Manutenção equipamentos para Box

São vários os passos que integram uma rotina de limpeza em uma academia ou Box de CrossTraining.

  • Disponibilize itens de limpeza para os alunos. Incentivar e conscientizar os frequentadores à participarem um pouco da rotina de limpeza  é sempre uma boa ideia, principalmente porque ninguém gosta de usar equipamento com o suor alheio ou sujos de magnésio;
  • Higienizar todos equipamentos com um pano umedecido em água/detergente neutro;
  • Ninguém gosta de treinar com um equipamento sujo de magnésio, por isso no intervalo entre as aulas, certifique-se que tudo está organizado e limpo assim como no seu primeiro horário do dia;
  • Lubrificar regularmente as juntas dos equipamentos e rolamentos;
  • Não utilizar álcool ou qualquer líquido abrasivo nas ferragens, uma boa solução é usar cera automotiva;
  • Para aumentar a longevidade das suas barras de LPO, temos um post dedicado que mostra com detalhes a rotina de manutenção e cuidados desde equipamento.
    Leia o artigo completo clicando aqui.

Resumindo

Estamos terminando por aqui. Vamos recapitular os pontos principais que aprendemos com esse artigo?

  1. Compre equipamentos de qualidade
  2. Não espere um equipamento quebrar para realizar sua manutenção
  3. Manutenção periódica e preventiva é a sua maior aliada

Coloque a manutenção preventiva na rotina de serviços do seu Box de Crossfit ou Academia. Essa é a melhor forma de proteger o seu investimento e garantir vida longa aos seus equipamentos.

Se você gostou deste blogpost clique aqui, e encontre mais informações úteis sobre o universo do CrossTraining para você.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote