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Descubra 5 benefícios do bom atendimento ao cliente para o sucesso da box

O bom atendimento ao cliente é um valor incorporado à cultura da sua box? Se a resposta for negativa, sua empresa pode estar perdendo uma grande oportunidade de expandir e fidelizar consumidores. A importância de atender bem é um fator determinante para o sucesso do estabelecimento.

Um levantamento feito pelo Centro de Estudo e Pesquisa da Atento indicou que 80% dos consumidores destacam o atendimento ruim é o fator principal para cortarem os vínculos com uma empresa. Já a pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios ressaltou que 61% dos consumidores dizem que é mais importante ser bem atendido a ter bom preço ou qualidade dos produtos.

Por isso, antes de correr o risco de perder consumidores por descuidos no atendimento, lembre-se do que diz o norte-americano Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro que manter um antigo”.

Se você deseja otimizar ou alterar a maneira como recebe e mantém seus clientes na box, destacamos neste post cinco benefícios do bom atendimento para seu negócio. Boa leitura!

1. Clientes fidelizados

Ter clientes fiéis é como ter propagadores positivos da box. Alunos satisfeitos com as aulas, coach e, principalmente, com o atendimento requerem atenção dos gestores da empresa, a fim de mantê-los e fazê-los espalharem coisas positivas da empresa.

É preciso apresentar um diferencial, pois a concorrência é grande. O Brasil, com mais de 900 boxes filiados, só fica atrás do Estados Unidos, com mais de 7 mil estabelecimentos. Entre os Estados, São Paulo lidera, com aproximadamente 100 espaços, seguido pelo Rio de Janeiro (cerca de 80) e Curitiba (30). Os dados são do site Crossfit e correspondem ao mês de março de 2018.

Para que eles se sintam seguros para continuar contratando os serviços da box, é preciso oferecer certos benefícios e vantagens. Descontos na mensalidade, sorteios de produtos da box, eventos e palestras gratuitas e troca de conhecimento são aspectos importantes para a fidelizá-los.

A entrega de brindes pode funcionar. De acordo com um levantamento feito pela Promotional Products Association International (PPAI), 82% dos clientes que recebem brindes da empresa têm uma melhor impressão da marca.

Acessórios favorecem o aluno e também a empresa.

Tudo isso se dá pelo bom atendimento e a maneira de acolher o novo aluno. Lembre-se que se ele é um iniciante na atividade, a abordagem das aulas é o diferencial. O coach deve entender as dificuldades desse atleta, estabelecer um treino de acordo com seu estágio e deixá-lo à vontade para tirar dúvidas.

Atender bem também é se comunicar bem. Sua box deve oferecer a melhor experiência ao aluno, com o propósito de habituá-lo aos valores da empresa e ao dia a dia dos treinos.

2. Ambiente agradável

Quando o atendimento é agradável, o ambiente dentro da box é de harmonia. Nele, alunos e orientadores se sentem à vontade para trocar experiências.

“O atendimento prestado faz toda a diferença. O ambiente acolhedor tem grande importância para a minha escolha, além, claro, da qualidade nas aulas”, afirma Isaac Camargo, estudante de arquitetura e recém-praticante de crossfit.

Para dispor desse ambiente, coisas simples no dia a dia podem ser fundamentais. O “bom dia/tarde/noite” ao aluno; a orientação individual; o respeito aos limites do atleta; e a demonstração de preocupação com o cliente, como contatos por telefone ou mídias sociais.

3. Voz ao cliente

Um dado relevante identificado na pesquisa realizada pela Customer Gauge é que só 38% dos consumidores têm suas insatisfações resolvidas ao reclamarem de algum processo da compra. Isso prova que há uma grande falha na comunicação entre empresa e cliente.

O cliente precisa ter sua voz ouvida para se sentir parte do espaço. E como fazer isso? Entendendo suas dores e permitindo o diálogo.

Reclamações sempre estarão presentes e nunca poderão ser desaparecer por completo. O que muda é a maneira com que sua box lida com isso. Se a sua empresa está aberta a sugestões e críticas, o aluno sente-se mais à vontade, pois sabe que a empresa vai ouvi-lo.

É importante ser receptivo para críticas e sugestões dos clientes.

Resolver a insatisfação nem sempre será possível. Mas o simples ato de ouvir e dizer que entende o problema já é capaz de cativar os consumidores.

Isso vale para atendimentos presenciais e virtuais, caso sua box tenha site ou perfis nas redes sociais. Em todos os canais, mantenha uma abordagem aberta e responda a todos aqueles que entrarem em contato.

4. Conhecimento do consumidor

Saber quem é seu consumidor permite que o atendimento seja mais assertivo, agradável e objetivo, além de atingir aqueles que vão realmente se interessar pela empresa.

Cabe ao gestor estudar e conhecer qual seu público-alvo. Pesquisas de mercado e concorrência devem ser feitas para descobrir com quem falar.

Ao conhecê-lo, é possível atraí-lo e engajá-lo de acordo com uma comunicação já estabelecida. Assim que o perfil ideal estiver claro, o atendimento a esse consumidor se torna mais simples, funcional e, consequentemente, mais qualificado.

5. Possibilidade de crescimento

Sua box precisa se destacar, afinal, o mercado está cada vez mais abrangente e competitivo. Oferecer um atendimento agradável e satisfatório permite mais facilidade ao crescimento da box.

Se atender bem é uma prática utilizada em seu estabelecimento, mais clientes vão optar pela sua empresa. Logo, crescer e expandir é uma questão de tempo. Mas para que isso aconteça, a box também deve oferecer boa estrutura e profissionais competentes. Os produtos devem ser qualificados, uma vez que é direito do aluno contar com bons aparelhos para a execução dos exercícios.

A loja virtual da D1 Fitness é uma ótima opção para seu espaço. A empresa dispõe de grande variedade de produtos para boxes de crossfit. Clique no banner e confira as opções disponíveis no site!

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